Gatos pretos, dia de azar, bruxas, etc. Tudo te lembra... ? Isso mesmo! Sexta - Feira 13! Mas será que esse dia tem mesmo esse significado? Bora ler mais o post para entender porque essa é a data mais polêmica de todas..
Sobre a origem da data, o grão-mago Isaias explica que a sexta-feira 13 como dia de má sorte teria origens nas escrituras sagradas, pois o 13 se destaca como simbologia da desgraça. “Destaca-se que eram 13 os participantes da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus, que morreu numa sexta-feira”, conta.
O sacerdote Lugus acrescenta que, de acordo com os Antigos Ensinamentos, o número 13 é considerado o encerramento de ciclos desde a Pré-História, quando as mulheres e os homens guiavam-se através dos ciclos lunares, com 13 mudanças da lua durante 365 dias. “No Tarô o Arcano XIII – ‘A Morte’ – fala mais uma vez da finalização de ciclos e recomeço de outros”, lembra.
Um antigo costume pagão, de acordo com Lugus, acreditava que, ao anoitecer, já estaríamos nos encaminhando ao dia seguinte. Da mesma forma, o período entre a noite de sexta e sábado era regido por uma deusa pré-helênica Hécate, considerada a senhora dos caminhos, portadora da luz e condutoras das almas que estão para nascer ou para morrer.
Com a ascensão do Cristianismo, os cultos à Hécate foram banidos e seus organizadores perseguidos. A caveira é símbolo da imortalidade e é um dos símbolos de Hécate, da mesma forma que o alho, um de seus alimentos sagrados que tem o poder de afastar energias negativas ou desnecessárias, e, até mesmo, de proteção.